Férias sua Linda - Viagem 8: Joinville


Joinville rural, urbana, esportiva e cultural

Joinville é a maior cidade catarinense (em população e PIB), sendo a principal cidade industrial do estado, seguida por Blumenau, e terceiro pólo industrial do Sul, sediando diversas empresas de grande porte e destaque internacional.


Ela consegue ser uma cidade segura, dinâmica e progressista, além de tudo é chamada a cidade dos príncipes .Em 1843, a princesa Francisca Carolina, filha de Dom Pedro I, casou-se com o francês François Ferdinand, o Princípe de Joinville. Naquela época os casamentos envolviam muita politicagem, acerto de contas e tradições, François recebeu como dote um pedaço de terra próximo à colônia de São Francisco. A região se chamava Colônia Dona Francisca, até que, em 1852,  a Vila Joinville (uma das que compunham a colônia), emprestou o nome para batizar a cidade recém desmembrada da então Vila de São Francisco do Sul. É por este passado que muita gente chama Joinville de “a cidade dos príncipes”. 

Joinville foi nossa ultima parada, rever familiares e os lugares por onde passei quando criança é tão bom... então vamos compartilhar o que tem de lindo nessa cidade catarinense...



No centro da cidade, há várias construções tombadas pelo patrimônio histórico, em harmonia com edificações novas, de arquitetura contemporânea. Suas ruas não têm muitos aclives, tornando-as planícies ideais para o uso da bicicleta – cerca de 14% dos joinvilenses utilizam a bicicleta em suas atividades diárias, bem acima da média nacional de 3%*. Nesta pequena cidade grande, de mais de 500 mil habitantes, pode-se ouvir os sinos das igrejas luteranas e ver idosos jogando xadrez e dominó na praça Nereu Ramos, coração da cidade. Na área rural, as pequenas propriedades são um refúgio e também uma oportunidade para vivenciar costumes de outros tempos. 


Já a Serra do Mar guarda o lado oeste da cidade e faz da visão de Joinville um grande tapete com várias nuances de verde da Mata Atlântica. A cidade prima pela diversidade ambiental, devido a sua localização geográfica singular, mas também pela diversidade cultural, em razão de sua história. As terras que hoje formam o município pertenceram ao Príncipe de Joinville e à Princesa Francisca Carolina, irmã de Dom Pedro II. Portugueses e negros já viviam nessas terras quando chegaram, em 1851, os primeiros imigrantes europeus: noruegueses, suíços e alemães. A influência do povo alemão é evidente nas construções em estilo enxaimel, na culinária e no zelo do joinvilense por suas flores e jardins. 


Lá, é possível acompanhar como é feito o melado artesanal, o cultivo de verduras e legumes orgânicos, além de ver, numa espécie de museu rural, objetos e instrumentos agrícolas usados antigamente. Algumas propriedades oferecem diversos produtos coloniais como embutidos, cachaças, além de geleias, biscoitos e cucas (bolo de banana).


Melado artesanal

 Cidade que mais chove, cidade da dança, cidade do principes e muitas outras coisas que só Joinville pode ser. :) 


Observem o telhado, fiquei encantada... é o telhando do terminal de ônibus!

Minha irmã Jordana e minha mamis


Meus irmãos, rs

Foi muito bom tudo e todos, agradecemos a DEUS por nos dar a chance e oportunidade de podermos viajar e voltar bem e com saúde pra casa. Melhor férias, não poderia ser!



De volta a Recife


Até aqui nos ajudou o SENHOR!

Tudo que é bom dura pouco, mas tempo suficiente para ser inesquecível!

Obrigada a vocês que nos acompanharam e ficaram na curiosidade dos lugares deslumbrantes que passamos. A "série" ferias acabou, mas ao decorrer das semanas vocês verão os looks usados rsrsr, tem que ter algo pra ficar na curiosidade né,senão não tem graça hahaha!

Beijos e até breve...

You May Also Like

2 comentários

  1. Adorei o post!! Tenho loucura por conhecer Joinvile, logo mais quem sabe! ;)

    http://www.brincandodeescrever.com/

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar, agradecemos o carinho e atenção !

Tecnologia do Blogger.